Gestão de distribuição – Logística: Abordagem logística do caso "Complexo produtor de Açúcar e Cana em MS"

Por - março 17, 2017

Recursos certos nos lugares certos é definição básica que evidencia a existência de logística na cadeia de valor de pessoas de organizações privadas, públicas e militares que param progresso de suas atividades acabam utilizando o conceito de logística. As principais evidências marcantes da aplicação do conceito de logística tem data de 481 A.C com Xerxes contra os gregos que teve seu ponto marcante o gerenciamento de sua frota de navios que continha mais de 3.000 navios em batalha outro marco foi Alexandre, o Grande, que em 330 A.C inovou a logística aplicando a utilização de armas mais leves e suprimentos distribuídos ao longo do caminho que gerou uma grande eficiência em seu deslocamento sendo o diferencial para a época.
A logística tem sua responsabilidade no planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informações iniciando na fonte fornecedora até o consumidor, dessa forma é definido que tem o atendimento ao fornecedor como o termo básico de atividades de logística.
É possível dividir a logística em três dimensões principais: Dimensão de fluxo, dimensão de atividades e dimensão de domínios.
Dimensão de fluxo - Composto por suprimentos, transformação, distribuição e serviços ao cliente.
Dimensão de atividades - Processo operacional, administrativo, de gerenciamento, de engenharia.
Dimensão de domínio - Gestão de fluxos, tomada de decisão, gestão de recursos e modelo organizacional.
Todas as dimensões são evidenciadas dentro do planejamento logístico do complexo produtivo de açúcar e álcool do MS apresentados pelo professor doutor Aguirre onde o controle da dimensão de fluxo está por conta do nível tático que faz a utilização racional e eficaz dos recursos de armazenagem, de veículos, de equipamentos e pessoal. A dimensão de atividades é controlada pelo nível operacional que são tarefas do dia a dia para os produtos chegarem ao destino, como por exemplo a separação, carga, entrega, controle de estoque. O nível estratégico já cuida da dimensão de domínios que é responsável pela configuração global de localização, modais e serviços de transportes, sistema de processamento de pedidos. É importante lembrar que há necessidade de utilização de ferramentas para análise.
Os principais pontos básicos da logística são a movimentação dos produtos, a movimentação das informações, o tempo, o custo e o nível de serviço.
• Logísticas:
- De localização;
- De entrada;
- De saída;
- Reversa;

  A Área Industrial envolve a escolha dos recursos tecnológicos mais indicados, incluindo conceitos que hoje são fundamentais para a competitividade. Todos usarão o conceito Just in time: o material certo chega na hora certa, no lugar certo, na quantidade certa e com a qualidade certa.
Fornecedores: O papel dos fornecedores dentro da logística moderna é o de parceiros operacionais. Esse conceito exige um relacionamento aberto, que compreende desde o desenvolvimento conjunto do produto até contratos de fornecimentos com preços, qualidade e prazos sujeitos a uma mútua administração.
É caracterizado como fornecedor de cana-de-açúcar a empresa ou produtor rural que, utilizando de suas próprias terras ou arrendadas, realiza parcial ou todo o manejo da cana-de-açúcar, entregando-as na usina.
Gerenciamento Cadeia de Suprimentos – Supply Chain: O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente.

• EVOLUÇÃO:
 ANTERIORMENTE – Prever - Produzir - Estocar -Vender - Entregar
 ATUALMENTE – Vender – Obter – Entregar

Distribuição Física: Para atingir rapidamente nosso cliente devemos analisar a localização da fábrica, dos fornecedores e dos depósitos e a estruturação dos sistemas de transportes. A localização das fabricas é hoje função do mercado a ser atendido.

• Fatores de localização das usinas da Cana-de-açúcar em MS:
- Momento de mercado;
- Disponibilidade de terras;
- Incentivos do Governo;
- Disponibilidade de água;
- Fatores edafoclimático;
- Custo de arrendamento;

Microlocalização: As usinas ficam no máximo 30km dos canaviais para que a cana-de-açúcar chegue em melhor qualidade na utilização.

Custos Logísticos: Para diminuir custos e estarem atualizadas, as usinas e empresas ligadas ao setor investem em estratégias de coordenação dos sistemas de corte e aprimoramento dos sistemas logísticos que gerenciam o transporte, dessa forma melhoram a eficiência operacional integrando a área logística à industrial. Atualmente os custos de corte, carregamento e transporte representam cerca de 30% do custo total da produção de cana-de-açúcar, sendo que somente os gastos com transporte equivalem a 12% desse total, é o que aponta um estudo da Embrapa.
 Em algumas usinas, como é o caso de Mato Grosso do Sul, tem-se a preferência por escolher produtores próximos, usando caminhões com maiores capacidades e menores custos de frete.
 Torna-se necessário um profundo conhecimento da logística de transporte da cana-de-açúcar (tempo que leva do corte, carregamento e transporte até a indústria) para ganhar tempo, ou seja, obter maior lucro, mesmo porque quanto menor o tempo que se leva para transportar, melhor será a qualidade do produto final e ainda melhor será a capacidade de trabalho em todo o parque industrial com relação a produção.

O gerenciamento otimizado do sistema logístico é sem dúvida um diferencial competitivo nas organizações que visam rapidez de respostas aos consumidores, além de otimizar os seus custos e dessa forma aumentar a lucratividade.

VOCÊ PODE GOSTAR

0 comments