Views Materializada e Views Normais no Oracle

Por - março 20, 2009

Uma view pode ser considerada como uma tabela virtual, isto é, uma tabela que realmente não existe como tal, mas sim como derivação de uma ou mais tabelas básicas.
O principal objetivo no uso de views é restringir o acesso a certas porções dos dados por questões de segurança, além de pré-definir certas consultas através de tabelas virtuais que poderão ser utilizadas por outras consultas. O Oracle trabalha com dois tipos diferentes de views, views normais e views materializadas.
Views Normais
São views que a cada requisição ou chamada é efetuada o processamento dos dados nas tabelas físicas que estão sendo invocadas dentro da instrução. Indicadas a consultas que necessitam ser processadas a cada requisição.
Views Materealizadas
São views que a cada requisição ou chamada acessa dados em tabelas virtuais gerenciadas pelo banco de dados, aos quais são previamente otimizadas para que o retorno dos dados seja feita de forma mais otimizada, para dados que possuam função agregadas (AVG, SUM,COUNT, e outros) que exigem mais trabalho do banco. Esses dados são atualizados sob demanda, ou seja, quando solicitada pelo usuário ou quando a mesma é programada para que seja de forma automática. Seu uso é indicado para ambientes que trabalham com data warehouse pois são utilizados principalmente para consultas.

http://www.oracle.com/technology/products/bi/db/10g/pdf/twp_bi_dw_materialized_views_10gr2_0505.pdf
http://www.lmendes.meuespaco.info/UNIPAC_JF/BDII-Apostila.pdf

VOCÊ PODE GOSTAR

0 comments