Por que Business Intelligence?

Por - novembro 29, 2014

Nos últimos anos a informática no âmbito sistemas computacional vem sendo de grande importância para empresas que confrontam diariamente com outras, isso é cada vez mais presente no mercado e garante a sobrevivência das mesmas que é definido como concorrência empresarial ou simplesmente a apenas a necessidade de expansão dos serviços prestados.
Os administradores e gerentes, os responsáveis por decisões destas empresas, estão cada vez mais com dificuldades nas tomadas de decisão, decisões essas que são cruciais, e de fundamental importância para o futuro da mesma.
Administrar uma empresa sem contar com um sistema de Business Intelligence adequado é muito parecido com andar com os olhos vendados: é possível avançar, executar os processos operacionais corretamente, progredir aparentemente segundo os objetivos e até crescer, porém quando alguma coisa falha, os processos se descontrolam, a coordenação desaparece e, em médio prazo, a empresa desmorona sobre si mesma podendo a mesma até fechar as portas.

Sistemas e banco de dados OLTP (Online Transaction Processing)

De acordo com Wikipédia (acesso em 23.abril.2010) um sistema OLTP, Online Transaction Processing ou em português, Processamentos de Transações em Tempo-real são sistemas que se encarregam de registrar todas as transações contidas em uma determinada operação organizacional. Rainardi (2008) já define como um sistema cuja principal finalidade é capturar e armazenar as transações comerciais.
Sistemas OLTP genericamente designam qualquer ambiente de processamento de transações diz Kimball (2002) sendo assim, sistemas de gerenciamento de empresas como controles de estoque, controle de caixa, protocolo geral são sistemas OLTP.
Os bancos de dados OLTP, os projetados para trabalhar com sistemas do mesmo tipo, apresenta um ambiente com muitas transações e entrada de dados tendo uma modelagem orientada ao aplicativo e por isso contém uma granularidade de dados muito detalhada e mudanças contínua nos dados.
Os sistemas OLTP, nas suas transações, controlam processos essenciais do negócio, são os responsáveis pela manutenção dos dados, acrescentando dados, realizando atualizações ou eliminando-os. Desta forma é necessário que os sistemas estejam habilitados para uma validação de dados garantindo que os dados atendam as regras utilizadas no negócio.
Para tomadas de decisões os sistemas OLTP possuem suas capacidades limitadas, pois, não é o foco do mesmo. Evidenciamos quando, por exemplo, temos a necessidade de obter determinada informação histórica do mesmo e efetuamos esta pesquisa consultando o sistema OLTP observamos que há um impacto negativo no funcionamento do sistema principalmente seu desempenho, diz Microsoft.

OLAP (Online Analytical Processing)

Online Analytical Processing é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas (Wikipédia, acesso 02.maio.210), já Rainard diz ser a atividade de análise interativa transacional comercial de dados armazenados em um armazém de dados dimensional para tomada de decisões táticas e estratégicas de negócios.
Em várias áreas estão difundidos o uso de sistemas OLAP entre eles estão sistemas de informação executivos acessados normalmente por cargos altos e médios que apresentam dados multidimensionais em forma de gráficos, aplicações financeiras acessando dados de análise de fechamento mensal, analise de aproveitamento do produto e outra área que se beneficia muito é o marketing com possibilidades de análise de produtos e de clientes. 
Os bancos de dados OLAP apresentam um esquema otimizado para que as perguntas realizadas pelos usuários sejam respondidas rapidamente, são á preparado para realizar relatórios complexos de uma forma simples, além de, proporcionar uma visão multidimensional dos dados.
Na tabela 1 é apresentado um comparativo entre as características de um sistema OLTP e um sistema OLAP.

Sistema OLTP
Sistema OLAP
Suporta decisões cotidianas
Suporta decisões estratégicas
Com base em transações
Com base em análises
Dados mudam constantemente
Dados mudam raramente
Processamento repetitivo
Processamento heurístico
Mantém dados atuais
Mantém dados históricos
Armazena dados de detalhes
Armazena dados de detalhe e sumarizados
Orientado a aplicações
Orientado a assunto
Padrão de uso previsível
Padrão de uso imprevisível
Serve a comunidade operacional
Serve a alta administração
Tabela 1 – Sistema OLTP versus Sistema OLAP

Algumas ferramentas de OLAP estão disponíveis no mercado: SSAS (Microsoft SQL Server Analysis Services), ProClarity Analytics 6, MicroStrategy entre outros.
Durante o processo de construção de uma solução OLAP devem ser atendidas algumas etapas:
·       Identificação das necessidades.
·       Reconhecimento das fontes de dados originais e suas estruturas.
·       Baseado nas necessidades, definir o processo de ETL (Extração, Transformação e Carga de Dados.
·       Construir o esquema multidimensional
·       Disponibilizar os dados para o usuário final.

VOCÊ PODE GOSTAR

0 comments